domingo, 14 de março de 2010

A real história 3


Chegamos em Serro, uma cidadezinha mais velha que Diamantina, entretanto menos desenvolvida. Em um dia você conhece tudo. Mas como sempre, contamos com a sorte e muita cara de pau. Fomos ao centro turístico, lá Alex nos atendeu. Alex é um adolescente muito simpático, bem disposto, interessado, curioso e sem dúvidas, inteligentíssimo para sua idade. Ele foi nosso guia, e como todo adolescente de 16 anos de idade, tem mais perguntas que repostas em suas conversas. Alex me impressionou com tudo o que sabe, eu com essa idade, eu não tinha interesse e não sabia metade do que ele já com muita desenvoltura, discute facilmente.

Alex mostrou-se muito católico e por viver em uma cidade histórica e ser guia, conseguia a chave das igrejas com as moradoras vizinhas. Todas as igrejas estavam fechadas exceto uma, nessa igreja a guia era novata e não sabia explicar muita coisa, mas não nego que seus olhos são lindos, e Renan para não perder o costume, pegou o telefone da moça. Mesmo com as igrejas fechadas, entramos em TODAS com exclusividade graças ao nosso guia questionador. Alex é tão curioso que o fato de ser católico, instigou-o a estudar tal religião. Assim ficou em uma “sinuca de bico”, não concorda com os questionamentos e nem com as antigas atitudes dos católicos, em especial para com os negros, mas a semente de tal religião já fora plantada nele, a um ponto de não saber mais se a vida será melhor, com ou sem ela.

Um dos últimos questionamentos de Alex é a faculdade. O que fazer? Em Serro há sim uma universidade. A PUC (claro que tinha que ser a Pontifícia Universidade Católica), lá só tem direito, e se formar turma, terá administração. Alex, aí vai a minha dica; faça o que você quiser, pois independente do que você escolha, estou certa que você será bom, já é bom guia aos 16 anos, será bom em tudo o que desejar, basta se dedicar e acreditar em você mesmo. Algumas vezes é necessário ser duro e sem coração, deixando seus sentimentos de lado para seguir em frente, mas desde que não fira seu próximo, e suas decisões tragam benefícios para você, alguns sacrifícios serão necessários. (Haverá um dia em que você desejará ter feito algum mal, para alcançar um bem maior.) Posso parece ambígua, mas espero que entenda, ou, que eu consiga me expressar melhor mais para o futuro (hehehe)

Um comentário:

  1. Luciana, foi de um enriquecimento infinito conhecer você, conversamos sobre tantas coisas... Sou como você mesmo disse: um curioso. Adoro aprender, absorver juntamente com os turistas que atendo, isso gera um êxtase mútuo, conhecimento difundido. Enquanto as dicas, vou absorver todas, é preciso lutar para vencer, mesmo que essa luta possa ter que desclassificar algum candidato, é a luta da vida. Onde a sobrevivência grita mais alto. Enquanto a religião não importa qualquer credo que você tenha, o mais importante é ter consciência sobre Deus. Religião é só um detalhe, perto da infinitude do criador. Me esforço a cada dia para me tornar-me cada vez mais, um ser humano melhor. E conto conto para isso com pessoas como você, que cruzam nosso caminho e simplesmente permanecem. Enfim é difícil descrever as inúmeras alegrias que tive ao te conhecer. Só há um único receio: um dia reencontrar a Luciana Fernanda, com seus olhos de gueixa...que permanecem na nossa memória!

    ResponderExcluir