domingo, 14 de março de 2010

A real história 8


No segundo dia, mais quatro pessoas novas para serem hospedadas chegaram. O Jeff dos Estados Unidos, Simon de Londres, Vava (esse é o apelido, pois o nome JESUS, é Václav e mais o sobrenome que é impronunciável) da República Tcheca e sua namorada Lisania, que é muito bonita, simpática e obvio, tinha que ser 100% brasileira.

Todos muito legais, mas cada um com sua personalidade. Cá entre nós brazucas, os gringos em geral, tirando os gringos latinos, ressalto os LATINOS AMERICANOS, pois os latinos europeus se mantêm com essa característica européia de ser direto em suas análises. Voltando ao meu ponto de discussão, todo gringo que não conhece nossa cultura têm um modo de falar tão direto, um estilo germânico de ser, que me tira do sério. Tentarei ser mais clara em minha explicação. Nós os brasileiros, temos uma malemolência em nossas conversas, temos medo de ofender as pessoas, e mesmo que queiramos ofender, como por exemplo, racismo, nós fazemos de forma sutil, ou seja, com piadas. Assim, se a pessoa responder de forma agressiva, falamos:

- Ah! Qualé meu? (sotaque de paulistano) é brincadeira! Não sabe brincar?

Já europeu, e a parte norte da América (tirando o México claro, porque eles são nossos primos), de RESTO, TODOS TEM UMA CONVERÇA AGRECIVA, que chega a um ponto quase competitivo. Antigamente eu ATÉ suportava isso. Eu no meu intercâmbio para a Bélgica pensava comigo mesma:

-Luciana, você vem de um país subdesenvolvido, eles (os europeus), nesse modo direto de ser, conseguem ter um desenvolvimento muito melhor que no seu país. Pois brigam e lutam pelo que está errado, assim buscam a melhoria.

Meu pensamento não mudou muito, ainda acho que se fossemos mais diretos e até mais “briguentos”, não teríamos tanta coisa errada. (EM ESPECIAL NA POLÍTICA). Mas hoje em dia penso que é justamente essa nossa atitude que nos faz ser queridos e bem vistos no mundo como um todo.

Toda vez que viajo e falo inglês, ou espanhol, ou holandês (tento, pois meu holandês foi para o saco depois de tantos anos), sempre que falo que sou brasileira um sorriso se abre de tal forma que fico lisonjeada. O Brasil não é o melhor lugar do mundo, aqui a corrupção rola a solta. O nosso atual presidente Lula é super bem visto no exterior, até o presidente do mundo (heheheh) Obama disse; “He is my man”. Enquanto passava isso na TV, eu pensava:

- Se eu fosse a editora desse jornal, colocaria a trilha sonora da banda “Men at work” durante a reportagem, qualquer música, só para associar com o nome da banda com o acontecimento. Ficaria interessante, nosso presidente apertando as mãos do presidente do mundo, (ops! Quer dizer, “trabalhando”) e a população aqui, at work.

Meu objetivo de discussão é simples. Gringos, (dos tipos específicos de gringos que mencionei europeus e a parte norte da América, tirando o México), são tão críticos, mas tão irritantemente críticos, que mais parece um jogo para ver quem é mais chato, ops! Digo...crítico. Parece que quanto mais crítico, mais inteligente você é, afinal, sempre se pode melhorar, assim a crítica sempre vai existir. Ok, ok! Eu entendo esse significado, tanto é que sou eu que estou escrevendo, senão for isso que significa então eu não sei, mas entendo assim. Está bem, é lógico esse pensamento. MAS ESSA ATITUDE É IRRITANTE DEMAIS. Por isso que eles entram tanto em guerra.

Brazuca tem uma coisa chamada MALEMOLÊNCIA. Pode-se traduzir em diversas maneiras. Como preguiça de brigar pelo que é correto, como medo de brigar pelo que é correto, como falta de disposição ou tempo para brigar pelo que é correto (isso se aplica em SP, porque se eu for brigar por tudo que acho que está errado, mais às 2 horas de transito que se pega em dias normais, ou seja, se não estiver chovendo; ou se alguém parar para amarrar os sapatos, acredite adicione mais 1 hora e meia a cada ocorrido que possa parar essa megalópole). Bom, se fosse parar para discutir a melhoria de um todo, jamais conseguiria fazer um oitavo das minhas tarefas diárias. Outra forma de tradução é uma bem simples, chamada de DIPLOMACIA, ou de forma mais coloquial, Política de Boa Vizinhança. Não é a toa que o Ministério das Relações Exteriores do Brasil é tão requisitado e respeitado (fora do Brasil, porque dentro malemá sabemos em que eles estão trabalhando, vai ver que é por isso que é tão eficiente, pouca gente para dar palpite).

É essa Política de Boa Vizinhança que exercitamos desde cedo, pois nossa sociedade é assim, é justamente isso que faz com que sejamos queridos no mundo. Posso até estar errada nesse próximo ponto, mas acredito que a fama de latinos, especificamente brasileiros sermos preguiçosos, está sendo modificada. Por mais que nos países de primeiro mundo os brasileiros façam trabalhos que precisem de força bruta e não inteligência, isso continua sendo um trabalho, o fazemos bem, e por um preço baixo. Triste realidade, porém verdadeira. Concordo que não sejam TODOS os brasileiros tão bem dispostos a trabalhar, pois afinal, esse país é um país continental e temos nossas diferenças, vocês verão meus relatos mais para frente. Mas os que saem daqui se igualam por isso, disposição para trabalhar, ou infelizmente, pelo tráfico de drogas ou prostituição, que não deixa de ser um trabalho duro, entretanto ilegal.

Último ponto, e juro que voltarei ao relato de minha viagem. Eu detesto essa imagem que o Brasil vende de mulatas seminuas sambando. Primeiro não somos só mulatas, acredito que o Brasil seja o país mais misturado do mundo, então esquece só as mulatas, temos de tudo, inclusive mulatas. Além das péssimas músicas que UNIVERSITÁRIOS (incluo até mesmo eu em época de carnaval, pois só toca isso) escutamos quando começa a ficar mais calor, porque calor é sempre. Sério, se algum estrangeiro ler o que eu estou escrevendo e entender, PASSE A DIANTE ISSO QUE ESTOU AFIRMANDO. As mulheres brasileiras, generalizando, NÃO SOMOS BONITAS. Eu não sei bem o porquê, mas o que vejo em minhas viagens, pelo Brasil e comparando com as européias, as brasileiras estão engordando, somos baixinhas, em sua maioria o bumbum é grande demais, e pelo que sei os europeus não gostam disso. Para imitar as americanas e européias colocamos silicone, pinta-se os cabelos de loiro e usam-se lentes de contato para os olhos ficarem mais claros, sendo que nossa pele é queimada de sol, essa aparência não combina. Assim como é moda alisar os cabelos, tão liso como das japonesas. Se junta isso com uma mania de fazer cirurgia plástica a cada mudança da moda, nos colocando no ranking de segundo país que mais faz cirurgia plástica no mundo, perdendo somente para os Estados Unidos.

Resumindo, imprime-se tanto a beleza padronizada de loiras, brancas, olhos claros, altas e magras, que só falta inventarem uma cirurgia no joelho para ficarmos todas com um metro e setenta para mais. Nossa média é um de sessenta e cinco a setenta, homens de um e setenta até um e oitenta, se passar disso, já é alto aqui no Brasil. As modelos que vendemos, são do sul do Brasil. Todas descendentes de alemães, mas em nossa maioria não somos assim, somo baixinhas. Não sou contra cirurgias plásticas, eu mesma quero fazer uma. Só não vou contar onde. Mas faria sem problemas, se tivesse dinheiro. O que sou contra é essa maluquice de não se aceitar como é, somente melhorando seus pontos fortes e não se modificando por completo.

As moças mais bonitas que já vi, são bonitas por causa de sua atitude. Não sei o nome dela, só a vi uma vez na vida, no trem, quando eu estava indo para a aula de teatro. Era uma negra, (está bem, ela era alta e magra, ou eu que era/sou baixinha, mas eu tinha uns 15 anos de idade na época, cresci desde então). Essa moça usava umas roupas tão legais, mas tão coloridas e combinando, e seu cabelo era um Black Power, parecia que ela tinha um globo terrestre na cabeça, os óculos gigantescos, o máximo. Ela entrou no trem e todos pararam para vê-la, um rapaz até deu o lugar dele para a moça sentar, eu fiquei morrendo de raiva porque tinha acabado de sair da escola, estava com a mochila super pesada, pois tinhas os livros da escola, mais os materiais do teatro, andei o caminho todo do colégio até a estação de trem e estava cansada, eu também queria um lugar, mas tive que ficar de pé. Pensei e até falei na hora (mas só que baixinho para ninguém escutar):

-Só porque ela tem peitos e uma bunda grande, e eu ainda não, ela tem um banco!

Anos se passaram e isso não mudou muito. Minha genética japonesa não me ajudou em quesito peito e bunda. Mas se tivesse, também não combinaria com a minha estrutura pequena e fina. Por isso não colocaria silicone, e não seria essa a minha cirurgia plástica (vocês nunca saberão o que eu faria ao menos que eu conte).

Voltando a viagem. A falta de paciência em alguns momentos com os gringos, quando eles falavam do Brasil me irritava. É minha gente, de tanto andar com estrangeiro eu desenvolvi um “Toma Lá Dá Cá” em minhas conversas. Fala muita besteira sobre meu povo, minha cultura, e nossos hábitos que eu devolvo na mesma moeda. Nisso incluo também as minhas conversas com os próprios brasileiros quando começam a criticar a cidade de São Paulo. Aqui todo mundo é de fora, ou seja, aqui é um lugar aonde as pessoas vêm para crescer, estudar, trabalhar e por isso é super lotada. Temos uma coisa chamada Transito Caótico. Sim, se São Paulo não tivesse trânsito e fosse próximo a praia seria o melhor lugar do mundo. Como não tem, há algo a se criticar. Mas essa é a MINHA cidade e quem não está feliz que saia. Ninguém aqui pede para ficar, se sai um, pode estar certo que tem mais quinhentos querendo seu lugar. Se estiver aqui é porque algo de bom em troca a cidade te dá, mesmo que seja só um bom emprego. Então, cala a boca e aproveita a oportunidade que estão oferecendo.

Creio que isso é o que mais me incomoda quando falo com gringos, a falta de tato em conversas com brasileiros. Se estiver no meu país, observe e aprenda com o que temos de proveitoso. As coisas inúteis e erros que temos, anote e guarde para si, aposto que vocês, os estrangeiros, também têm coisas inúteis e estúpidas. Se for falar disso em uma conversa, lembre-se do que temos de melhor, o tato, o cuidado nas escolhas das palavras, a chamada malemolência. E fale sua opinião, mas com cuidado. Afinal gringos, vocês estão no Brasil, e eu ainda estou fazendo o favor de falar com vocês em inglês. Quando vocês estiverem aptos para ter uma conversar mesmo que seja muito superficial, faltando vocabulário e em português brasileiro, vocês já terão passado um tempo aqui, já terão absorvido um pouco de nossa cultura, assim aceitarei melhor suas críticas.

12 comentários:

  1. Nossa Lu concordo com vc quando disse sobre a maneira dos gringos (europeus) são diretos sobre suas opinioes e talz senti isso aqui quando hospedei o casal da alemanha, porem senti que as mulheres são mais tranquilas e não tem a mesma atitude dos homens.

    ResponderExcluir
  2. Niels! (Um holandês amigo meu) LEIA ISSO AQUI, o que o Rodrigo escreveu! Viu como os brasileiros sentem o mesmo que eu? Rô obrigada por escrever o que vc sente, pois quando falei isso para o Niels ele disse que não é bem assim.

    HEHEHEH kan je zien Niels?!

    Kussen lulu

    ResponderExcluir
  3. Minina brava gente!!Mas concordo...Detesto qe falem mal da minha cidade...Do meu país...

    ResponderExcluir
  4. O Niels disse:
    Um gringo nao existe e cada pais tem seu identidade. Alemanha e Holanda sao mais direito e por isso tambem mais honesto. Acho que tambem brasileiros nao gostam ser referenciado pelo a cultura do brasil. Nem vou explicar o jeitinhos mal que tem dentro por que voces ja sabem e nao posso ser direito. Nao vai ser eu pra mostrar o rodrigo tinha razao. kkkk

    Niels

    ResponderExcluir
  5. hahahaahahahahah AIIIII Ficou triste? hahaha eu disse que não ia mudar oq ue tinha escrito! Nós OS BRASILEIROS, sentimos isso em conversas com gringos! Todos sabemos que gringos são mais diretos, eu falo o europeu no geral. Bom Niels, como disse, levo sim em conta sua opinião pois já está no Brasil a Muito tempo e já fala português. Por isso se quiser pode ser direto! heheehehhe

    ResponderExcluir
  6. de jeito nehum. Sou Brasileiro agora. Gosto muito mais agora falar bem docinho com todo mundo (e falar mal de pessoa atras as costas rsrsrs)

    ResponderExcluir
  7. eu não me importo com criticas desde que elas sejam construtivas sobre o país, haha falar pelas costas? jamais!!! mas a verdade é que tem muito gringo que não sabe fazer o ''social'' é isso não se trata de falcidade não, e sim educação que temos com qualquer pessoa sejá gringo ou não. somos mais tolerantes isso sim! mesmo quando não gostamos da pessoa

    ResponderExcluir
  8. Eu ja viajei monte no mundo. O pais com mais preconceitas de pessoas gringos e o Brasil. Tolerancia pra gringo quando eu tava viajando no brasil nao e tao grande como Rodrigo pensa (e ja encontrei monte pessoas aumentando precos pra gringo e falando mal de mim). Agora como eu falo portugues e sai a parte de gringo e entrou a parte de gringo assimilado acho rsrsrs

    ResponderExcluir
  9. O fato da pessoa ser mais direta ou não, decreve traços morais da personalidade? (honestidade) gostaria de saber sobre essa sua teoria.. no minimo curiosa!

    ResponderExcluir
  10. Calma gente! Não foi com esse intuito que escrevi. O caso é que certas atitudes de gringos são irritantes, só isso. Mas sobre cobrar mais caro para gringo ocorem em qualquer lugar do MUNDO, aconteceu comigo no México em Cancun, e EM AMSTERDAN TAMBÉM. Não acho que temos preconceito com grinto, acho sim qu brasileiro é um super puxa-saco isso sim. SE FOR GRINGO LOIRO NO BRASIL, VC TA FEITO, em especila com mulheres. Mas...ok acho que já deu!
    Bjs, (ADORO VC NIELS e VC TAMBÉM RDRIGO!!!)

    ResponderExcluir
  11. que Lu o papo aqui é Cosntrutivo... hahaha eu e Niels conversamos bastante pelo msn aqui somos da paz hahaha ele está até vendo se dá um pulo por essas bandas aqui... (espero vc tbm ok!) Bjs!!!

    ResponderExcluir
  12. Concordo 100% Lu. Eu não vou falar mal do país deles lá fora, então pq eles tem que falar no nosso AQUI DENTRO? Fora que realmente é um favor falarmos em inglês com eles... hunf

    ResponderExcluir